quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Alexandria

...

Bem vindos à Alexandria - A Capital Cultural do Mundo Antigo!

imagens do filme Ágora

Imagine uma cidade enorme, que tivesse os predios mais modernos do mundo e uma visão erudita e requintada que só o mundo grego poderia oferecer. Mas essa cidade não fica na Grecia, e sim no Egito.

Essa é Alexandria, uma das varias fundadas por Alexandre o Grande, mas a única realmente notoria. Alexandria foi fundada em 331 a.C pelo próprio Alexandre, mas ele sequer ficou para ver a cidade ser construida, pois logo se aventurou em mais viagens ao oriente rumo à India! A construção da cidade ficou a cargo de Cleomenes, até que a morte de Alexandre fizesse com que seu império fosse repartido entre seus generais e o Egito caísse nas mãos de Ptolomeu I. Portanto, Alexandria se tornou a capital dos Ptolomeus, a dinastia da Cleopatra!

Mas o fato da cidade estar sob o comando dos Ptolomeus não foi uma coisa ruim, muito pelo contrario, pois foi apenas após a mudança de Menfis (sim, a capital permaneceu em Menfis até que Alexandria estivesse pronta) para a nova capital. Foi aí que Ptolomeu I Soter começou a investir na cidade. E quando digo investir, não quero dizer apenas visando lucro não! Ptolomeu investia em arte e cultura, por isso Alexandria se tornou a capital cultural do mundo helenico.

Ptolomeu mandou construir o Farol de Alexandria - uma das 7 maravilhas do mundo antigo - para que os navios que chegassem ao porto não corressem o risco de espatifar nos rochedos. Uma ideia de genio, já que o farol era enorme, e sua luz tinha um alcance jamais visto até então.

Fora o farol, Ptolomeu mandou construir também o Mouseion - o templo das musas -, considerada a primeiraque universidade mais antiga do mundo se tem noticia (isso se realmente não for a primeira), aonde poetas, artistas, filosofos, cientistas e todo tipo de erudito recebia um incentivo do governo apenas para desenvolver seus projetos visando o desenvolvimento da cultura alexandrina.

imagens do filme Ágora

Ora, e dentro do Mouseion ficava a Grande Biblioteca de Alexandria, a maior e mais completa biblioteca do mundo antigo!

imagens do filme Ágora

E tudo sem contar com a beleza arquitetonica da cidade, que misturava os estilos egípcios e grego de maneira sofisticada que realmnete surpreendia seus visitantes!

imagens do filme Ágora

Para se ter uma ideia, Roma comparada à Alexandria, era uma aldeia em desenvolvimento, e Julio Cesar levou muito das ideias alexandrinas para Roma, na tentativa de melhorar a capital do Estado Romano.

Alexandria era uma cidade multicultural, portanto sua população era formada por pessoas de diversas localidades do mundo conhecido de então, mas o grosso de sua população era formado por greco-macedonicos, egípcios nativos e judeus.

Sem duvida alguma, Alexandria era uma cidade rica! Rica em beleza, em cultura, e muito rica em dinheiro!

Já estão preparando os ânimos?

=D


Nenhum comentário:

Postar um comentário